BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE OS DOZE CONCEITOS DE 

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Os Doze Conceitos de Alcoólicos Anônimos (AA) foram criados para orientar a estrutura de serviço do AA, garantindo que as decisões dentro da organização sejam tomadas de forma justa, eficaz e em harmonia com os princípios de recuperação. Eles complementam os Doze Passos e as Doze Tradições, oferecendo uma estrutura organizacional que mantém a integridade e a funcionalidade dos serviços de AA, tanto local quanto globalmente.

Os Conceitos foram desenvolvidos por Bill W., um dos cofundadores de AA, e são usados principalmente para orientar a Conferência de Serviços Gerais e outras entidades de serviço de AA. Cada um desses conceitos ajuda a definir como o AA deve funcionar enquanto organização, com foco na responsabilidade compartilhada, prestação de contas e eficácia.


Os Doze Conceitos ajudam a garantir que o AA mantenha sua essência de serviço, com liderança eficaz e uma abordagem inclusiva e transparente. Eles reforçam que o poder dentro do AA deve estar centrado na consciência coletiva dos membros, garantindo que as operações de serviço reflitam os valores do programa e sirvam à sua missão principal: ajudar os alcoólicos a se recuperarem.